Orientação parental
Atendimento aos pais e familiares.
A orientação parental é destinada para pais e responsáveis que buscam entender melhor o desenvolvimento emocional e comportamental de suas crianças e adolescentes.
Sabemos que a jornada da parentalidade é repleta de desafios que, muitas vezes, criam situações de dúvidas e angústias.
Então, é possível contar com um atendimento psicológico que ofereça um espaço de acolhimento aos pais que ajude-os a identificar problemas, a entender melhor questões emocionais e de desenvolvimento de seu filho e a analisar seu papel nas questões que os preocupam.
O psicólogo pode auxiliar a encontrar ferramentas para lidar melhor com as angústias da parentalidade e a enfrentar as dificuldades vividas com suas crianças e jovens, na busca pela construção de relações familiares mais leves e saudáveis.
Essa escuta não tem o caráter de dar conselhos ou buscar atingir padrões normativos de comportamento e tem como princípio considerar a singularidade de cada família.
Esse processo é breve e tem como finalidade a escuta e o acolhimento dos pais. Em alguns casos pode resultar em encaminhamentos para processos terapêuticos individuais (para os pais ou para a criança) ou para terapia familiar quando necessário.
Quando procurar apoio de uma psicóloga?
Compreender o momento certo para buscar ajuda pode fazer a diferença.
Por isso, pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais de que algo na dinâmica familiar pode melhorar, sem necessariamente esperar por uma situação de crise.
Não é preciso aguardar até que as relações estejam desgastadas, o ideal é iniciar o aconselhamento ao primeiro indício de possíveis melhorias.
Os seguintes sinais podem indicar a necessidade de buscar ajuda:
- Problemas de comportamento, como agressão, desrespeito dos/ aos superiores e rivalidade entre irmãos;
- Quando a paternidade ou maternidade estão gerando um estresse significativo;
- Durante o processo de divórcio dos pais;
- Situações de atraso no desenvolvimento da criança;
- Frente a um possível diagnóstico psiquiátrico (autismo, TDAH, ansiedade, entre outros);
- Para buscar melhores práticas parentais.
Além disso, se você deseja estar mais atento e presente na vida de seus filhos, mas encontra barreiras, a orientação parental pode ser um suporte precioso para transformar essa realidade.
Fique atento aos sinais e não hesite em buscar ajuda especializada. O atendimento aos pais e responsáveis é uma ferramenta valiosa para fortalecer e melhorar a dinâmica familiar.
Como atuo com a orientação parental?
Como psicóloga especializada em saúde mental, ofereço uma abordagem personalizada e acolhedora, destinada a proporcionar suporte para enfrentar os desafios da parentalidade.
Em nossos encontros, mantenho uma escuta atenta e acolhedora de pais e responsáveis, com o objetivo de fornecer orientações breves e avaliar a necessidade de intervenções terapêuticas.
Assim, podemos criar estratégias eficazes para ajudar no desenvolvimento e bem-estar emocional das crianças e adolescentes.
Meu compromisso vai além das sessões, buscando sempre novas formas de proporcionar apoio e estratégias eficazes pautadas em estudos, conhecimento e empatia.
Qual a importância deste atendimento?
Entendo que a dinâmica familiar é fundamental no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Por isso, os atendimentos familiares são valiosos e, se você é pai ou responsável e está enfrentando desafios na criação de seus filhos, agende uma consulta de orientação parental.
Vamos conversar
Então, se você sente que precisa de ajuda para lidar com alguma questão, entre em contato. Estou aqui para lhe ajudar a encontrar o equilíbrio e a compreensão que precisa, construindo um caminho de superação e crescimento!
Entre em contato e tire suas dúvidas
Juntos iremos entender suas demandas e encontrar caminhos saudáveis para alcançar seus objetivos.
- Rua Dr Bacelar, 231 - cj 97, Vila Mariana, São Paulo - SP, 04026-000, Brasil
- (11) 9.7401-4145
-
psicologajulianakoury
@gmail.com